GUIA DE CONDUTA MÉDICA PARA COVID-19 NA ATENÇÃO PRIMÁRIA E SECUNDÁRIA DE SAÚDE DO ESTADO DE MATO GROSSO
19/04/2021 - 11:35
Auto: /
GUIA DE CONDUTA MÉDICA PARA COVID-19 NA ATENÇÃO PRIMÁRIA E SECUNDÁRIA DE SAÚDE DO ESTADO DE MATO GROSSO
 
Aos médicos…
 
Esse guia de conduta foi elaborado para nortear as condutas no atendimento aos pacientes com COVID-19.
 
Ele não substitui o “ofício” do médico e nem retira a autonomia do médico e do paciente.
 
Nesse sentido, as condutas devem ser individualizadas, levando em consideração sempre as peculiaridades de cada caso, tais como, a percepção médica da maior ou menor severidade e o consequente ajuste das doses propostas, as eventuais comorbidades, alergias medicamentosas e eventuais riscos individuais das medicações propostas (ex.: enoxaparina em portadores de coagulopatias ou plaquetopenias severas).
 
As condutas propostas foram norteadas pelas publicações realizadas até o momento sobre o tema, podendo ser revistas diante de novas e impactantes publicações.
 
O Código de Ética Médica VII, do Capítulo I – Princípios Fundamentais, item VII, esclarece que “o médico exercerá sua profissão com autonomia, não sendo obrigado a prestar serviços que contrariem os ditames de sua consciência ou a quem não deseje, excetuadas as situações de ausência de outro médico, em caso de urgência ou emergência, ou quando sua recusa possa trazer danos à saúde do paciente”. Não há impedimentos quando a tentativa é de melhorar ou assegurar a vida do paciente.
 
Ainda existe grande controvérsia sobre a eficácia do tratamento da fase viral da COVID-19.
 
MAIORES INFORMAÇÕES CLIQUE AQUI.
FONTE: GOVERNO DE MATO GROSSO
EDIÇÃO: AMMT