Cuiabá amplia vacinação e inicia agendamento online; Veja quem pode ser imunizado
28/01/2021 - 09:34
Auto: /

Diante da chegada de novos lotes de vacinas contra o novo coronavírus (Covid-19), a Prefeitura de Cuiabá irá ampliar os grupos que podem receber a vacina contra a doença. A partir de sexta-feira (29) o atendimento será feito por agendamento por meio de um link (clique AQUI). Poderão se vacinar, nesta nova fase, os seguintes profissionais:

Trabalhadores da saúde que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Desta maneira, compreende tanto os profissionais da saúde – como médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares – quanto os trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças, pessoal da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros, ou seja, aqueles que trabalham nos serviços de saúde, mas que não estão prestando serviços direto de assistência à saúde das pessoas, ou seja, aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares como os cuidadores de idosos e doulas/parteiras, bem como funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados. A vacina também será ofertada para acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínica e laboratorial.
Leia também:

Quatro municípios de MT publicam decretos que poderão obrigar vacinação; veja quais

Por enquanto, ainda não serão vacinados os servidores administrativos que não prestam assistência direta aos casos de Covid-19, aqueles que se encontram em afastamento ou inativos, e ainda os profissionais de saúde autônomos dos consultórios e similares.

O anúncio foi feito pelo prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro. “Com a chegada de novos lotes de vacinas, vamos acelerar o processo protegendo aos que se dedicam a atuar na linha de frente à pandemia”, explicou. No total, Cuiabá recebeu 17.678 doses de vacinas destinadas aos profissionais da Saúde, quantia suficiente para atendimento de 75,7% da demanda (que é de 23.371 profissionais). Pinheiro explica que a nova ampliação segue o informe técnico do Ministério da Saúde emitido em 23/01/21.

“O município já recebeu três remessas de vacinas e poderá ampliar a vacinação, uma vez que esse número de doses corresponde a 75,7% da meta dos trabalhadores da área”, explica a secretária municipal de Saúde, Ozenira Félix.

A secretária enfatiza que, com o quantitativo disponibilizado até o dia 26 de janeiro, o município irá vai ampliar a vacinação para os trabalhadores de saúde ativos que tenham vínculo com os serviços de saúde (Hospitais, Pronto Atendimento, Laboratórios e Centro de diagnóstico por Imagem que fazem exames para Covid 19, Unidades de Saúde da Atenção Primária e Secundária e Vigilância em Saúde) públicos e privados.

“Neste momento não serão incluídos os trabalhadores da saúde dos setores administrativos que não prestam assistência direta aos casos de Covid-19, assim como os trabalhadores em afastamento ou inativos, e os profissionais de saúde autônomos dos consultórios e similares. Vale esclarecer que todos os trabalhadores da saúde serão contemplados com a vacinação, entretanto a ampliação da cobertura desse público será gradativa, conforme a disponibilidade de vacinas”, acrescentou Ozenira.

Como forma de comprovar o grupo prioritário, será exigida para vacinação uma declaração emitida pelo serviço de saúde que confirme o vínculo ativo do trabalhador, além da Carteira do Conselho de Classe, se houver.

Ainda nesta quarta (27) e na quinta-feira (28), a vacinação será realizada por meio das listas que os hospitais públicos e privados e demais unidades encaminharam à Secretaria Municipal de Saúde e por agendamento no site da Prefeitura de Cuiabá. “A partir de sexta tudo será feito pelo site da Prefeitura, explicou Valéria de Oliveira, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.
 

FONTE: https://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?id=481872¬icia=cuiaba-amplia-vacinacao-e-inicia-agendamento-online-veja-quem-pode-ser-imunizado&edicao=1
EDIÇÃO: REPRODUÇÃO