FALE COM O PRESIDENTE
16/09/2020 - 09:54
Auto: REPRODUÇÃO /

A Pandemia
Relatos históricos mencionam por exemplo a gripe espanhola que apesar do nome não começou na Espanha. Isso ocorreu entre 1918 e 1919 durante a primeira guerra mundial e credita-se que tenha começado nos Estados Unidos em campos de treinamento militar. Morreram pelo menos 50 milhões de pessoas em todo o mundo.
No caso específico da Covid 19, começou em Wuhan na China e o vírus foi isolado em janeiro de 2020. Transmitido de animais para o homem e entre as pessoas. Entre nós existe circulando cinco tipos de corona vírus.
Há a predileção do vírus em afetar a mucosa do sistema respiratório. Podendo levar a anosmia( perda do olfato) e aguesia ( perda do paladar). Em casos graves evolui com insuficiência respiratória e coagulação intravascular.
Com relação as vacinas existem mais de 200 sendo desenvolvidas e 9 na fase três. A imunização não deverá ser total e a mesma pessoa poderá utilizar duas vacinas diferentes para melhor resultado. Estudos recentes mostraram anticorpos circulando 3 e 4 meses após início da doença. São descritos casos de reinfecção mas em percentual reduzido.
No nosso país atingimos mais de 136 mil mortes.
Há necessidade portanto de utilizarmos a máscara , higiene das mãos e evitar aglomerações. Aguardamos para os próximos meses a vacina. 

FONTE: DR. MARCIO CANAVARROS
EDIÇÃO: AMMT