CRM-MT homenageia médicos por serviços prestados à população
03/01/2020 - 09:21
Auto: /

O Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT) realiza na noite deste sábado (14) a solenidade de entrega da “Medalha de Honra ao Mérito Profissional Hélio Ponce de Arruda”, instituída pela entidade há 25 anos.

Os médicos homenageados serão Dr. José Fernando Maia Vinagre e Dra. Keyla Medeiros Maia Silva, que se destacaram pelas contribuições à medicina e saúde em Mato Grosso.

Criada por meio de Resolução do CRM-MT, em 09 de agosto de 1994, a Medalha tem como patrono o saudoso ex-presidente do Conselho, Dr. Hélio Ponce de Arruda, um dos fundadores da autarquia. A comenda é uma das mais altas que o profissional médico de Mato Grosso pode receber. Os homenageados são indicados pelos conselheiros, anualmente, na primeira Sessão Plenária realizada no mês de outubro, e escolhidos na sessão subseqüente.

“Quem a recebe tem reconhecido seus esforços, a dedicação ao exercício da medicina com ética, solidariedade e responsabilidade social”, afirma a Dra. Hildenete Monteiro Fortes, presidente do CRM-MT.

 

Dr. José Fernando Maia Vinagre

O nome do saudoso Dr. José Fernando Maia Vinagre foi indicado pela conselheira Dra. Ligia Higaki Murakami, em forma de gratidão e reconhecimento pelos 41 anos de dedicação à Medicina. Ela destaca que o trabalho prestado à classe médica credencia Dr. Vinagre – como era carinhosamente chamado por seus colegas – a receber a homenagem.

Segundo ela, com sua experiência, Vinagre sempre atuou em defesa dos médicos durante sua passagem pela presidência do CRM de Mato Grosso, bem como pelo Conselho Federal de Medicina. Vinagre deixou registrada sua luta em prol da melhoria na estrutura e avanço no ensino médico.

Natural de Cuiabá, Dr. Vinagre nasceu em 1951. Era solteiro, e não teve filhos. Formou-se em pediatria na Faculdade de Medicina de Teresópolis (RJ), em 1975. Em Mato Grosso, exerceu a profissão no Hospital Geral de Cuiabá (Filantrópico e universitário). Foi presidente da Sociedade de Pediatria e do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT), de 1998 a 2001. Também é fundador da Academia de Medicina de Mato Grosso.

Em 2004, passou a fazer parte do CFM, onde já foi o corregedor-adjunto (2006-2009). Participou da comissão que revisou o Código de Ética Médica, em vigor desde 30 de abril de 2019. Atualmente era corregedor do CFM e coordenador da Comissão Nacional do Parto Normal, onde trabalhou ativamente na discussão de temas relacionados ao assunto. Coordenava as câmaras técnicas de dermatologia, oftalmologia, medicina do tráfego e aeroespacial, entre outras atividades realizadas.

Vinagre faleceu em 25 de maio deste ano, em decorrência de uma apendicite que evoluiu para uma infecção generalizada. Logo após, também foi homenageado pelo Hospital Estadual Santa Casa, de Cuiabá, onde seu nome foi dado à ala do Pronto Atendimento Infantil.

 

Dra. Keyla Medeiros Maia Silva

Já a Dra. Keyla Medeiros Maia Silva foi indicada pela conselheira Dra. Débora Andrea Castiglioni Alves. Keyla tem se destacado em Mato Grosso por atuar fortemente na área de prevenção do tabagismo.

A conselheira frisa que a professora e pesquisadora tem sua carreira marcada pela contribuição e dedicação com a saúde das pessoas de Mato Grosso há mais de 30 anos. “Trata-se de uma pesquisadora extremamente competente e dedicada, além de ser querida por todos nós da classe médica”, afirmou.

Dra. Keyla Medeiros possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo (1983) e Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Mato Grosso (2013). Médica pneumologista da Universidade Federal de Mato Grosso desde 1987. Conselheira do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso de 2013 à 2018, tendo sido coordenadora do departamento de ensino médico 2014-2015. Especialista em pneumologia pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), pela Asociación Latinoamericana de Tórax (ALAT), pela American Thoracic Society (ATS) e pela European Respiratory Society (ERS). Presidente da Sociedade de Pneumologia de Mato Grosso (SPTMT) 2011-2012/2013-2014, da qual é membro fundadora. Membro da diretoria do Departamento de Tabagismo da SBPT 2012-2014. Coordenadora do programa de controle de tabagismo da Unimed Cuiabá - Inspirar, desde maio 2017. Atualmente em processo de Doutorado em Pneumologia pela Universidade de São Paulo - USP, desde 20/05/2016.

Keyla Medeiros Maia Silva também foi conselheira do CRM-MT de 2013 a 2018. Onde atuou na coordenação da Comissão de Ensino Médico. Também foi membro da Comissão de Ética do Hospital Universitário Júlio Müller de 2015 a 2016, e coordenadora do Programa de Tabagismo da Unimed Cuiabá desde maio de 2017.  

FONTE: CRM-MT
EDIÇÃO: AMMT