O Banco Central do Brasil (Bacen) homologou no dia 11 de outubro a nova diretoria executiva da Unicr
24/10/2019 - 10:28
Auto: REPRODUÇÃO /

O Banco Central do Brasil (Bacen) homologou no dia 11 de outubro a nova diretoria executiva da Unicred Mato Grosso, escolhida pelo Conselho de Administração da cooperativa eleito em abril deste ano. São eles: Luís Marcos Salgado, diretor Administrativo e Financeiro; Talis Alexandre de Souza, diretor de Negócios; e Evandro Roberto dos Santos, diretor de Riscos e Tecnologia.

Os três profissionais possuem grande experiência no sistema cooperativista de crédito e são especialistas no mercado financeiro para garantir a execução de estratégias ditadas pelo Conselho de Administração. São diretores com dedicação exclusiva e que já atuam no meio do cooperativismo financeiro há bastante tempo.

Este movimento é pioneiro na Unicred MT, que a partir de agora passa a atuar com o modelo de governança plena, onde o Conselho de Administração atua na deliberação das estratégias e o corpo de diretores na execução das diretrizes.

"Essa segregação de funções, onde o estratégico não se envolve com a execução e a execução não se envolve com o estratégico, é uma boa prática do mercado que garante que pessoas de mercado serão aquelas que vão tocar o dia a dia da cooperativa e executar os planos de ações propostos pelo Conselho de Administração", explicou o presidente da Unicred Mato Grosso, Ronivaldo Lemos.

Segundo o vice-presidente da cooperativa, João Paulo Fortunato, esse modelo de governança vai garantir a aplicação de boas práticas de gestão, envolvendo os relacionamentos entre cooperados, conselho de administração, diretoria executiva, auditoria independente e conselho fiscal, fortalecendo os negócios da organização.

"Ao mesmo tempo que conseguimos avaliar os movimentos de mercado, também temos esse olhar para dentro, o olhar do cooperado, da visão das pessoas. É uma forma de garantir maior controle dos riscos, maior visualização de cenários e melhor avaliação de oportunidades com os cooperados, além de práticas focadas que a indústria financeira exige", complementa Fortunato. 

FONTE: UNICRED
EDIÇÃO: AMMT