Discurso de posse do Dr. Gabriel Flesky dos Anjos
06/09/2019 - 11:12
Auto: reproduo /

• SR. PRESIDENTE DA ACADEMIA DE MEDICINA DE MATOGROSSO – DR. MARCIO CANAVARROS.
• PROF. FERNANDO ARRUDA – MEU PADRINHO
• DR. AURELIO ABDIAS – DIRETOR DA AMMT
• DRA. HILDENETE MONTEIRO – PRESIDENTE DO CRMMT
• DRA. EVELYN BIDIGARAY – PRESIDENTE DO SINDICATO DOS MÉDICOS DE MT
____________________________________________

Senhoras e Senhores acadêmicos.
Demais autoridades presentes.
Queridos colegas, amigos e familiares.
Gostaria de iniciar este discurso agradecendo imensamente a presença de todos nesta noite tão importante para mim e para meus familiares.

Recebo esta honraria envaidecido, profundamente gratificado e consciente da responsabilidade de ser empossado como Membro da Academia de Medicina de Mato Grosso.
____________________________________________

A Academia fundada em 2005, mantem a tradição da Academia Nacional de Medicina, criada em 1829 e o compromisso de contribuir para o desenvolvimento e o progresso da profissão e do ensino médico.

Composta por médicos notáveis e professores na ativa e aposentados, todos com ampla vivência profissional, os imortais assumem um protagonismo na busca de alternativas para o aprimoramento da formação da juventude, que escolheu a carreira para construção e manutenção da qualidade da Medicina no país.

Junto com outras entidades de classe como a Associação Médica e o Conselho Regional de medicina muito tem a contribuir com as instituições formadoras para o enfrentamento dessa construção, que embora grave, tem solução.
____________________________________________

Recebi com entusiasmo o convite do professor Dr. MÁRCIO CANAVARROS com a convicção do relevante papel da Academia de Medicina de Mato Grosso no aprimoramento da atenção médica de qualidade.

Aproveito para agradecer aos Senhores a distinção que me foi concedida, além da cordialidade e do carinho com que estou sendo recebido.
____________________________________________

Imortal não é o indivíduo, mas suas ideias, por isso o dever de exaltar o legado do imortal, impedindo que seus ideais sejam esquecidos.
O patrono da minha cadeira (a de número 16), Dr. Eduardo de Arruda Levy nasceu em Cuiabá a 30 de julho de 1927, falecendo em 3 de dezembro de 1974.
Filho do Coronel Máximo Levy e Aydee de Arruda Levy. Formou-se médico pela Faculdade de Medicina de Belo Horizonte. Especializou-se em Proctologia.
Casou-se com Vanda Vidal Levy, com quem teve quatro filhos: Wania, Nadia, Max e Marcos.
Em Cuiabá, trabalhou no SAMDU, e na Santa Casa de Misericórdia.
Era um estudioso da medicina, e os trabalhos realizados sobre “lábios leporinos” (fissura labiopalatal), foram apresentados em diversas partes do Brasil, e muito apreciados.
____________________________________________

Estou imensamente feliz com a oportunidade de pertencer à Academia, se tenho algum merecimento ele está no processo de minha trajetória pessoal e acadêmica e nos resultados obtidos.
Os resultados são sempre fruto da contribuição de um número infindável de pessoas, às vezes até desconhecidas.

Nasci em dezembro de 1963, na cidade de Florianópolis- Santa Catarina
Meu pai, GABRIEL MIRANDA DOS ANJOS, natural de Guiratinga- MT, terminou a graduação em agronomia na cidade de Viçosa - MG,
Sua carreira profissional iniciou na antiga ACARESC na cidade de palhoça -SC, onde conheceu minha mãe, CECILIA FELSKY, natural de Itajaí – SC.
Com o crescimento da atividade rural em Mato Grosso, meu pai em 1965, foi convidado pelo saudoso BENTO LOBO, para fundar a antiga ACARMAT (Associação de Credito e Assistência Rural do Estado de Matogrosso) em Cuiabá,
Foi quando cheguei no Mato grosso, com apenas 2 anos de idade. Sou quase um cuiabano de “tchapa e cruz”

Cursei o Primário no Educandário Santo Antônio e na Escola Estadual Nilo Póvoas.
O curso Ginasial foi no Colégio Salesiano São Gonçalo e o Segundo Grau, pasmem, fiz Construção de Estradas na Escola técnica Federal de Mato Grosso na época coordenada pelo coronel OCTAIDE. Foi quando decidi caminhar nos estudos na área biológica.

Na década de 80 graduei em medicina pela UFMT.
Nesse memorável período convivi com diversos colegas e professores que hoje integram esta academia.

Permaneci por 1 ano no Rio de Janeiro cursando a Residência Medica em Cirurgia Geral na Casa de Saúde São José, no Humaitá, com o regente do serviço o professor DR. AUGUSTO PAULINO NETO.

Acabei retornando à cidade onde nasci, Florianópolis para cursar mais 2 anos de residência Medica em Cirurgia Geral no Hospital Governador Celso Ramos,

La conheci o professor DR. RODRIGO D’EÇA NEVES, Cirurgião Plástico, professor titular da UFSC, que viu minhas habilidades medicas e por não haver a Residência Medica em Cirurgia Plástica em Santa Catarina me apresentou o Serviço de Cirurgia Plástica “Linneu Matos Da Silveira” em Sorocaba – SP, regida pelo professor DR. HAMILTON ALEARDO GONELLA, professor titular da PUC – SP.

Já era 1993 quando cheguei em Sorocaba e permaneci por 3 anos.
E quando lá estava me lembrava sempre que Cuiabá foi fundada em 1719 por Pascoal Moreira Cabral e por Miguel Sutil, ambos bandeirantes nascidos na cidade de Sorocaba-SP.

Retornei a Cuiabá em 1997, sendo recebido com muita cordialidade pelo meu professor e padrinho, DR. FERNANDO ARRUDA que abriu as portas do Hospital Universitário Júlio Muller, o qual permaneci como professor convidado de 1997 a 2013, professor a quem devo um agradecimento especial.
“PROFESSOR DR. FERNANDO AO SENHOR O MEU MUITO OBRIGADO”.

Em 2000, participei do projeto Operation Smile – Cirurgias de Fissuras Lábio Palatinas – em Cuiabá, coordenado pelo departamento de Cirurgia Plástica da USP – nesse momento da minha vida vejo como eu e o patrono da minha cadeira, Dr. Eduardo de Arruda Levy cruzamos nossas vidas pela primeira vez. Ambos trabalhando em momentos diferentes e com no mesmo objetivo – a dedicação medica a pacientes portadores Fissuras Lábio Palatinas.

Após esse projeto fui convidado pelo professor titular do departamento de Cirurgia Plástica da USP a época, o professor Dr. MARCOS DE CASTRO FERREIRA, onde fiz a especialização em microcirurgia permanecendo em São Paulo por 1 ano e retornando a Cuiabá.

Em 2003 fui convidado para ser conselheiro do CRM-MT por 2 grandes amigos, ambos acadêmicos desta instituição, na época conselheiros do CRM-MT, DR. JULIANO CANAVARROS o DR. JOSE FERNANDO VINAGRE, que me deixou entristecido com a sua inesperada partida.

Em 2013 fui eleito presidente do Conselho Regional de Medicina do Mato Grosso, mandato ao qual permaneci por 30 meses, e permaneço até a data de hoje como conselheiro efetivo.

E’... a vida me ensinou que devemos caminhar com coragem, serenidade, sabedoria e mantendo sempre os sonhos.
____________________________________________

Hoje minha vida cruza pela segunda vez como o Dr. Eduardo de Arruda Levy ao ocupar a sua cadeira nesta egrégia instituição. Novamente – ambos trabalhando em momentos diferentes e com no mesmo objetivo. Isso me alegra muito!!!!!!
____________________________________________
Agradeço a presença dos queridos amigos e familiares que aqui vieram prestigiar-me neste momento tão importante e significativo.
Agradeço a todos que pertencem a minha vida e que influenciaram na pessoa que me tornei.
Agradeço a minha amada esposa DRA MARIANA ROTTA que caminha junto comigo nas minhas conquistas sempre me apoiando.
Àqueles que me apoiaram e acreditaram em mim.
Agradeço por terem possibilitado manter acesa a chama do entusiasmo e a capacidade de sonhar.
Obrigado.
 

FONTE: AMMT
EDIÇÃO: AMMT