Participantes destacam importância do autocuidado no último encontro presencial do grupo G11 do Doce
05/06/2019 - 09:59
Auto: /

5 Junho 2019
A valorização do autocuidado, orientações sobre alimentação saudável, cuidados com pés e os mitos e verdades sobre a Diabetes foram alguns dos pontos ressaltados pelos participantes do programa Doce Vida, destinado aos beneficiários da Unimed Cuiabá que possuem Diabetes. Na manhã do último sábado (1/6), no auditório do Pronto Atendimento da Unimed, foi realizado o último encontro presencial do 11° grupo do programa atendido pela equipe multidisciplinar do Viver Bem.

O encontro contou com a presença maciça dos participantes, que narraram histórias de evolução no período de 3 meses.

Encaminhada pelo seu médico para o programa, Ana de Arruda relata com felicidade as mudanças na rotina que ocorreram ao longo dos encontros. Refrigerantes e doces foram eliminados, além da reeducação alimentar e inserção da caminhada no dia a dia.

Essas mudanças de hábitos, além do bem-estar físico, resultaram na eliminação de 10kg, o que impactou consideravelmente em sua autoestima. Ana reduziu o manequim de 48, para 40. “Ver as roupas que estavam apertadas voltarem a servir, me motivou ainda mais a me cuidar. Em cada encontro uma nova lição. Comecei no programa em busca de informações para poder me cuidar, pois já tenho Diabetes há 4 anos, e auxílio no cuidado do meu irmão, também diabético, que não se cuidou e já precisou amputar pé e perna. Saio renovada e com muito mais energia”, comemorou.

Já o caminho de Daniel Antônio de Almeida foi diferente. Ele relata que viu uma propaganda do Viver Bem na clínica de Fisioterapia, e ligou para obter mais informações. Pouco tempo depois retornaram sua ligação convidando-o para integrar o Grupo 11.

Para Daniel os encontros possibilitaram ressignificar o cuidado. “Estou me cuidando melhor, aprendi que posso comer de tudo, de forma controlada e sem restrições. Entendi que a atividade física é fundamental, assim como o controle emocional”, sintetizou.

DOCE VIDA

O Programa Doce Vida atua com equipe multidisciplinar que conta com Endocrinologista, Nutricionistas, Psicólogos e Enfermeiros no atendimento aos beneficiários do plano que convivem com Diabetes.

Para conhecer e participar dos programas do núcleo de medicina preventiva da Unimed Cuiabá- Viver Bem , visite o site www.unimed.coop.br/web/cuiaba-viver-bem/ ou se informe pelo telefone (65) 3612-8779.

 

FONTE: PORTAL UNIMED CUIABÁ
EDIÇÃO: AMAMT


Parceiros