Fundador da Academia de Medicina de MT, Dr. Vinagre, morre vítima de infecção
28/05/2019 - 09:02
Auto: Reprodução /

Atuante, Dr. Vinagre morreu na tarde deste sábado, após ficar internado na UTI de hospital

Morreu na tarde deste sábado (25), o médico José Fernando Maia Vinagre, aos 68 anos de idade. Pediatra, Dr Vinagre, como era conhecido, estava internado na UTI de um hospital particular, em Cuiabá, em estado gravíssimo em razão de apendicite supurada, que ocorre quando rompe o apêndice inflamado, que se transformou em uma infecção generalizada.

"Dr. José Vinagre lutou muito pela saúde de Cuiabá! Tive o prazer de conversar com ele recentemente, antes da terrível doença. Minhas sinceras condolências aos familiares e aos cuiabanos que perdem um grande defensor da saúde da nossa Capital. Peço a Deus que conforte os corações dos amigos e familiares neste delicado momento de dor", lamenta o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB).

Vinagre nasceu em Cuiabá, em 1951. Solteiro, não teve filhos, formou-se em pediatria na Faculdade de Medicina de Teresópolis (RJ), em 1975. Em Mato Grosso, atuou no Hospital Geral de Cuiabá, presidiu a Sociedade de Pediatria e o Conselho Regional de Medicina do Estado (CRM-MT), entre 1998 e 2001, e fundou a Academia de Medicina do Estado.

“Lamentamos imensamente o falecimento precoce do amigo Vinagre, e prestamos nossa solidariedade à família e aos amigos do nosso saudoso corregedor, homem dinâmico e que de forma carinhosa e presteza dedicou parte da sua vida à defesa da saúde pública e em busca da qualidade de vida dos profissionais da saúde do Brasil. Desejamos que a família encontre o conforto nos ensinamentos que ele deixou como homem e profissional, respeitado pela sociedade”, disse a presidente do CRM-MT, Hildenete Monteiro Fortes, em nota.

Vinagre ainda representou o Estado nacionalmente, quando em 2004 passou a fazer parte do Conselho Federal de Medicina, onde já foi corregedor-adjunto, entre 2006 e 2009. O médico também participou da comissão que revisou o Código de Ética Médica, em vigor desde 30 de abril deste ano. O pediatra estava titular como corregedor do CFM e coordenador da Comissão Nacional do Parto Normal.

“Como corregedor do CFM e conselheiro federal por Mato Grosso, José Fernando Maia Vinagre, sempre destacou a importância de uma boa estrutura para a melhoria e avanço no ensino médico. Coordenava as câmaras técnicas de dermatologia, oftalmologia, medicina do tráfego e aeroespacial, entre outras atividades realizadas. Para o então conselheiro é primordial boa remuneração e formação aos professores, hospitais universitários de qualidade e investimento na estrutura das faculdades de medicina”, especifica o CRM, em nota.

O velório está sendo realizado desde as 2h da madrugada deste domingo (26), na sede do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso, localizado Rua E, S/Nº - Centro Político Administrativo, em Cuiabá. O sepultamento está previsto para as 16h, de hoje, no Cemitério Piedade, localizado na Rua Batista das Neves, 489 – Centro, Cuiabá.

 

FONTE: Vinícius Bruno / Site RDNews
EDIÇÃO: AMMT