Mães de primeira viagem participam de última edição do Curso de Gestantes 2018
23/11/2018 - 08:58
Auto: reprodução /

Após dois anos tentando realizar o sonho de ser mãe, a analista financeira Jéssica Figueiredo da Conceição, de 28 anos, participou da 47ª turma do Curso de Gestantes da Unimed Cuiabá, última edição de 2018. Atualmente grávida de cinco meses, a mamãe de primeira viagem contou sobre a descoberta da gravidez e os aprendizados durante as sete aulas realizadas no curso.

Para Jéssica, um dos diferenciais foi a palestra com foco na participação dos homens durante a gravidez. “Meu marido participa e vem em todos os encontros. Para ele também é um momento importante, somos pais de primeira viagem, temos muito a aprender”, explicou.

Antes de engravidar, a analista passou por uma reeducação alimentar, onde eliminou 12kg. De acordo com ela, a aula sobre nutrição durante a gravidez também foi um dos pontos esclarecedores.

A gestora de recursos humanos, Marcela de Souza, de 21 anos, afirma que dos pontos mais importantes do curso foi sobre o ato de estimular os seios durante a gestação. Grávida de quatro meses, Marcela recebeu de pessoas próximas a ela o conselho de preparar os seios antes do parto.

De acordo com a enfermeira Geovanna Marcella, responsável por ministrar a última aula da 47ª turma do Curso de Gestantes, estimular a amamentação durante a gravidez pode provocar um parto prematuro.

“Das mulheres que atendo, 100% delas têm dúvidas sobre amamentação. Estimular os seios libera uma substância chamada ocitocina no corpo, ela é responsável por gerar as contrações no útero e iniciar o trabalho de parto”, explicou.

Em 2018, o Parto Adequado, projeto do Comitê Educativo da Unimed Cuiabá, realizou quatro edições do Curso de Gestantes. As aulas possuem temas que englobam desde o pré-natal até direitos jurídicos da gestante e cuidados com o recém-nascido.As inscrições para a próxima turma terão início no primeiro semestre de 2019.

 

FONTE: Unimed Cuiabá
EDIÇÃO: AM/MT