Você sabe o que é aneurisma cerebral?
03/05/2018 - 15:12
Auto: REPRODUÇÃO /

A maioria das pessoas já deve ter ouvido falar ou conhece alguém que teve um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Uma das causas possíveis é a presença de Aneurisma cerebral que pode romper e causar um sangramento dentro da cabeça. Esse aneurisma cerebral é uma dilatação anormal de um vaso do cérebro que se não for descoberta a tempo, pode romper, causando um quadro bastante grave com risco de vida para o paciente.

É mais comum entre 40 a 50 anos de idade e tem como principais fatores de risco o tabagismo, diabetes, pressão alta, colesterol elevado e consumo excessivo de álcool. Mas pode acontecer por outros motivos e em qualquer idade, podendo estar presente desde a infância ou ter relação com outros casos na própria família.

Alguns exames de imagem ajudam no diagnóstico precoce dessa doença que é bastante importante para evitar um sangramento cerebral. Exames como Angiorressonância, Angiotomografia ou Angiografia cerebral podem ser de grande auxílio para identificar esses aneurismas com antecedência. Cerca de 10 a 20% dos casos apresentam aneurisma dos dois lados da cabeça, o que chamamos de ‘aneurisma cerebral em espelho’, sendo necessário tratamento nos dois lados do cérebro.

O aneurisma pode ser tratado preventivamente se observado os fatores de risco como idade mais avançada, hereditariedade, tabagismo, hipertensão arterial (sobretudo se não controlada), histórico de rins policísticos, uso excessivo de álcool, uso de drogas e presença de aterosclerose e colesterol elevado. Pessoas com histórico familiar de aneurisma cerebral, em parentes de primeiro grau ou malformações arteriovenosas do cérebro, podem realizar uma investigação para saber se possuem essa malformação dos vasos da cabeça.

Vale chamar a atenção para a relação entre o tabagismo, hipertensão arterial, diabetes e a ruptura de aneurismas cerebrais. Esta associação pode ser fatal e deve ser evitada.

Quem possui algum dos fatores de risco deve procurar um neurocirurgião para passar por um Check up no intuito de tentar prevenir o aparecimento de um aneurisma cerebral ou tratar de forma rápida caso seja descoberto.

Mas no geral é aconselhável ficar atento a alguns sintomas como dor de cabeça muito forte, dor na nuca com dificuldade de movimentação, alterações visuais ou motoras sem explicação. Nesses casos, também é preciso procurar um neurocirurgião para avaliar se pode ser um aneurisma ou não.

A prevenção é sempre a melhor opção em casos de doenças mais graves como um Aneurisma Cerebral.

Dr. Adailton A. dos Santos Jr. é Neurocirurgião especialista em Neurocirurgia e Cirurgia da Coluna na clínica Gastro MT, Professor da Faculdade de Medicina da UNIVAG e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN).

Email: adailtonarcanjo@yahoo.com.br

FONTE: Dr. Adailton A. dos Santos Jr.
EDIÇÃO: ACADEMIA DE MEDICINA DE MATO GROSSO