Relatório do Segundo Colóquio Acadêmico FBAM
06/12/2017 - 16:57

Relatório do IIº Colóquio Acadêmico / FBAM, realizado no Centro de Convenções do Hospital Mater Dei realizado em Belo Horizonte, feito pelo associado confrade da Academia de Medicina de Mato Gross, Vicente Herculano da Silva.


DATA DE REALIZAÇÃO: 9 a 11/2017


15 horas: Reunião da Diretoria da FBAM


O Presidente José Hamilton Maciel da Silva abriu os trabalhos fazendo um relato da gestão do Iº Colóquio até a presente data, ressaltando as medidas tomadas em função de suas atribuições, enfatizando os encaminhamentos junto às autoridades em Brasília, no sentido de dispor de um imóvel onde seria a sede definitiva da FBAM; informa, ainda, que continua gestacionando a criação de um Museu de Medicina onde abrigaria acervos históricos de valores ao longo do tempo, sejam materiais e humanos.


Disse o Presidente "não será de imediato a concretização desta ideia, mas é preciso sonhar e plantar a semente".


Falou de suas visitas a algumas federadas a custo próprio, já que não existe recursos próprios por parte da FBAM; falou, ainda, de sua viagem à Argentina, representando a FBAM em colóquios médicos; propõe ainda, em sua gestão, realizar o terceiro Colóquio Acadêmico, ponto chave de sua gestão, em que pese as dificuldades encontradas para este projeto. O Secretário Lucio Prado Dias, fez um relato didático das ações na Secretaria, apontando que a inadimplência por parte das federadas, tem mantido patamares em percentuais aceitáveis. Colocou em pauta a realização do próximo COLÓQUIO que por unanimidade será realizado na cidade de Fortaleza, cuja data será previamente anunciada. Aborda ainda o itinerário rotativo da diretoria da FBAM que continua trazendo entraves burocráticos e administrativos para a operacionalidade de uma gestão eficaz. Leu várias moções de agradecimento e de homenagens aos trabalhos da FBAM. Foi lida a procuração dada pelo presidente da Academia de Medicina de Mato Grosso para ser representada pelo associado confrade Vicente Herculano da Silva. O acadêmico associado Vicente Herculano da Silva, usou da palavra, abordando a decisão de bom senso tomada pelo Presidente Hamilton e o secretário Lúcio em transferir os trabalhos de alteração estatutária, para o próximo Presidente que tomará posse no mês de maio próximo vindouro. O espirito de fraternidade, a liderança de Hamilton, o trabalho da Comissão Organizadora do evento acolitado pelo Profº Barattela foi o ápice do sucesso deste encontro.
Parte Social ...


Restritiva em virtude dos múltiplos afazeres e o exíguo tempo disponível...porém, sucessivos “coffee -breaks” aconteceram; um delicioso almoço oferecido pelo Hospital Mater Dei e um Ballet de dança clássico-moderno, intitulado "O outro em Si”, coreografado por Fernanda Lipp, filha do confrade LIPP, presidente da Academia de Medicina de Minas Gerais, deu o toque da cultura mineira.

Parte programática...


Revestiu- se do maior sucesso, ao todo foram 31 temas e subtemas, abordados com singular propriedade e comunicação. Temas predominantes... O ENSINO MÉDICO e suas mais diversas vertentes na graduação e na pós-graduação:


-A PESQUISA COMO FATOR DE MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO MÉDICO NO BRASIL.
-A ASSISTÊNCIA COMO UM PROCESSO DECORRENTE DO PRODUTO OFERECIDO PELO MÉDICO.
-A SAÚDE MENTAL DO MÉDICO E A SAÚDE MENTAL DO ACADÊMICO DE MEDICINA AO LONGO DE SUA FORMAÇÃO
-A LOUCURA E A ARTE.


Uma avaliação meramente subjetiva sem nenhuma conotação preconcebida, todos os palestrantes foram excepcionais em suas apresentações. A palestra proferida pelo Prof. Jorge Alberto Costa e Silva, Presidente da Academia Nacional de Medicina, denominada: “A Importância da Neurociência no Ensino da Medicina”, traz inquietações sobre comportamento humano, longevidade como resultado de pesquisas biológicas, mente, pensamento e filosofia.


A LOUCURA E A ARTE.... Palestra proferida pelo Psiquiatra Forense, Professor Guido Palomba, Ex-Chefe do Manicômio Judiciário de São Paulo teceu considerações sobre verdades, inverdades e mitos durante o processo de produção artística de pacientes no decorrer de sua história pregressa e nos espaços lacunares de sanidade mental, deu um toque de excepcional abordagem do tema.


Agradeço ao Presidente da Academia de Medicina de Mato Grosso Marcio Canavarros Serra pela honrosa incumbência de representa-lo no IIº COLOQUIO ACADEMICO.



VICENTE HERCULANO DA SILVA
Associado confrade da AMMT.

 

FONTE: Vicente Herculano
EDIÇÃO: Vicente Herculano