PALAVRA DO PRESIDENTE NA POSSE
04/12/2017 - 11:11
Auto: /

Esta é uma noite festiva e à Academia de Medicina de Mato Grosso sente-se honrada por esta cerimônia.

O objetivo da Academia de Medicina é estimular o desenvolvimento da ciência médica. Para o estudo, discussão e desenvolvimento das práticas da medicina, cirurgia, saúde pública e consulta do Estado sobre questões de saúde e educação médica.

Uma das mais antigas Academias de Medicina, a francesa, quando no reinado de Luis XVIII em 1820, responde pela saúde pública, pesquisa e aperfeiçoamento da arte da cura.

A Academia de Nova York fundada em 1847, tem exercido ação na prática médica e reforma da saúde pública. No interior da sua sede possui a representação de uma serpente símbolo do Deus Asclépius e da medicina, segundo a mitologia grega, que significa vida longa, fertilidade e rejuvenescimento. A capacidade da cobra em mudar a pele tem sido associada com o ciclo da vida e o renascimento do espirito também.

A nossa academia é jovem, fundada em 2006, resultando do trabalho de colegas que dedicaram e dedicam a estes princípios citados inicialmente.

Este grupo que assume neste momento a direção desta Academia, estará dedicado em promover o desenvolvimento da ciência médica. Sugerindo práticas que possam contribuir para políticas de saúde em nossa cidade e Estado.

Ao verificarmos na mídia diariamente as dificuldades em que a população brasileira tem em ser atendida em um hospital público, com déficits de leitos, inclusive na Unidade de Terapia Intensiva, tempo de espera para realizar cirurgias, faz-se necessário que as entidades médicas participem deste projeto, em benefício da população. É o que a Academia de Medicina de Mato Grosso pretende fazer.

Gostaria de fazer uma homenagem singela aos meus pais. Irenir minha mãe, professora e meu pai Ayrton, registrador de imóveis, que nos deixou precocemente, assim como nosso irmão também Ayrton. Meu pai exemplo de seriedade, trabalho e correção, assim como minha mãe desde cedo preocupados com a educação dos cinco filhos.

Como diriam os franceses com relação a brevidade da vida “ Nous sommes passangers de la pluie.”

No inicio em Rosário-Oeste e posteriormente Cuiabá e na cidade do Rio de Janeiro. A nossa gratidão.

A Sonia Lygia esposa e companheira de jornada, aos nossos filhos Ana Carolina, dermatologista radicada na Bahia que nos premiou com a neta Maitê e Márcio Augusto, cirurgião plástico em formação na cidade do Rio de Janeiro, nosso estímulo para a vida e exercício da medicina.

A educação é a grande herança que poderemos dar aos nossos filhos. A irmã Carmem Lúcia, radicada em Brasília, irmãos Oátomo José e Haroldo, nosso carinho e amizade. Aos familiares aqui presentes nosso agradecimento.

Gostaria de agradecer aos colegas confrades pela presença e apoio e conclamá-los á caminharmos juntos, pois a Academia será forte com a participação de todos.

Agradecimento aos colegas de longa jornada no exercício da medicina como também aos nossos amigos.

Agradecimento pelo convívio a atual diretoria da Academia representada pelo seu Presidente Almir Adena.

Agradecimento especial ao amigo e colega Sergio Carreirão por ter aceito ao nosso convite, ocasião que fará a palestra “ O Ensino da Cirurgia”.

Agradecimento à Deus por estarmos aqui neste recinto participando com vocês este momento lindo, que foi plantado ao longo de décadas, estudando e fazendo o melhor pela medicina e nossos pacientes.

Lembraria uma frase do prof. Ivo Pitanguy “ Somente o esforço garante a saúde da alma”.

Agradeço ao Conselho Regional de Medicina pela acolhida a Academia, no nosso convívio, sem o que seria difícil na ausência do espaço físico.

Para finalizar lembraria Guimarães Rosa, “ Na vida o importante não é a largada nem tampouco a chegada, o importante é a caminhada”

Obrigado.

 

Dr. Márcio Canavarros Serra
Presidente da Academia de Medicina de Mato Grosso

 

FONTE: Dr. Márcio Canavarros Serra
EDIÇÃO: assessoria


Parceiros