Historico

A Academia de Medicina de Mato Grosso nasceu historicamente em 05 de setembro de 2005. No entanto, a instituição conta com mais duas datas significativas: A da primeira reunião em 10 de julho de 2006, onde se constituiu a Diretoria Provisória e a de 18 de dezembro de 2006 quando oficialmente foi empossada a primeira diretoria da AMMT.

Sua criação resultou de um convite formulado pelo acadêmico Waldenir de Bragança, da Academia Fluminense de Medicina, em 2005, quando esteve participando de um evento nacional do Rotary Internacional realizado em Cuiabá, capital mato-grossense, pelos rotarianos do Distrito 4440.

A iniciativa contou com a participação de vários médicos. O convite viera endereçado ao Dr. Vicente Herculano da Silva, rotariano, amigo, colega de profissão médica do Dr. Francisco Rodrigues Parente da militância rotária na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Waldenir de Bragança propriamente não fizera um convite. Ele encaminhou a primeira documentação extraída da Academia Fluminense de Medicina para a devida apreciação e adaptação, características peculiares do Estado de Mato Grosso. A partir de então, já no final de 2005, deu inicio o agrave; arregimentação dos colegas e instituições representativas da classe médica para levar avante a idéia e estudar a viabilidade de começar o trabalho.

Foram convidados:

- O Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRMMT), na pessoa do Dr. Alberto Carvalho de Almeida.

- O Sindicato dos Médicos de Mato Grosso, na pessoa da Dra. Maria Cristina Pacheco Fortuna e JUN Okada.

- A Universidade de Cuiabá (Unic), na pessoa do Dr. João Alberto Novis Gomes Monteiro e Dr. José Rubens do Amaral Zaitune, E, ainda, os médicos Ivens Scaff, José Fernando Vinagre, Gabriel Novis Neves, Luiz Sabóia Ribeiro Junior, Augusto de Carvalho, Benedito Vieira de Figueiredo, Fernando de Arruda, Nilo Castro de Melo.

As reuniões aconteceram ora na Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá, ora, na secretaria do Distrito 4440 do Rotary Internacional.

A primeira convocação ocorreu no dia 04 de novembro de 2005, com a realização prevista em 05 de dezembro de 2005.

Convocadores: Dr. Vicente Herculano da Silva e Dr. Augusto César Regis de Oliveira. 

PRIMEIRA REUNIÃO PARA A FUNDAÇÃO DA ACADEMIA DE MEDICINA DE MATO GROSSO
 
DATA: 05/12/2005

HORÁRIO: 18h00

PARTICIPAÇÃO: Vicente Herculano da Silva e Augusto César Regis de Oliveira

PAUTA:

1.1.Objetivo da Aacademia.

1.2. O convite.

1.3. AS PRINCIPAIS Estratégia.
   
1.3.1. Instalação de uma Comissão Provisória.
  
1.3.2. Atribuições da Comissão Provisória.

- Coordenar o trabalho especifico de cada tarefa;

- Designar uma Comissão de Redação do projeto de Regimento Interno e de Estatuto da Academia;

- Fixação de um prazo de entrega da redação do Regimento Interno e do Estatuto da Academia.

- Prazo de vigência  da Comissão Provisória;

- Data da Assembleia de Instalação Oficial da Academia.

A partir desta reunião, Instalou-se uma DIretoria Provisória para estudo e viabilidade das ações necessárias.

Presidida pelo Dr. Vicente Herculano da Silva, a diretoria provisória contava com mandato até a posse da primeira diretoria da AMMT.

A efetivação da primeira diretoria executiva da AMMT ocorreu em 18 de Dezembro de 2006, com mandato de dois anos (2006/2008) e presidida pelo Acadêmico Gabriel Novis Neves.

A atual diretoria da AMMT é presidida pelo Dr. Marcio Canavarros Serra, com vigência da gestão nos anos de 2019 a 2021.

A Academia de Medicina de Mato Grosso funciona no mesmo prédio do CRMMT, apoiada pelas seqüentes presidências do Dr. Farina e posteriormente o Dr. Arlan, além do Distrito 4440 de Rotary Internacional, apoio findado em 18 de dezembro de 2005.